ALIMENTO PARA A ALMA

Bom-dia!

Alimento para a alma.

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”, Rm 12.12

A vida é marcada por desafios e lutas.Todos nós já caminhamos o suficiente para saber que a jornada pelo mundo não é indolor. Ninguém está imune ao sofrimento, à incompreensão ao desalento.

No versículo acima, Paulo oferece-nos algumas orientações para enfrentarmos os momentos difíceis da vida.

A) Alegrem-se na esperança!

Essa alegria é singular porque não está atrelada às circunstâncias. É a alegria apoiada na esperança. Essa esperança é alimentada tanto pela convicção de que Deus conduz todas as coisas visando o nosso bem, quanto pela certeza da fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. 
“Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu”, 
Js 21:45.

B)Sejam pacientes na tribulação.

O termo paciente significa (no original grego) não se retirar, resistir. 
A palavra tribulação, por sua vez, corresponde à ideia de prensar, pressionar. Portanto, ser paciente na tribulação nada tem a ver com cruzar os braços, mas, sim, com enfrentar as pressões cotidianas, sem se entregar à angústia ou ao desânimo e persistir. “A resistência do lado de fora decorre da firmeza do lado de dentro”.

Surge, portanto, a questão:
Como praticar essas virtudes quando a vida se volta contra nós?

C) Perseverando em oração!

Como permanecer tranquilo na provação? Como manter a alegria nas lutas? Orando, permanecendo em oração. “ A oração é o suor da alma”, ensina Lutero. A oração coloca nossa atenção no Senhor. E mesmo que nada mude ao nosso redor, a oração muda o nosso mundo interior, trazendo paz para o coração aflito. Ao orarmos, recebemos força do alto para viver e direção para prosseguir na jornada.

Diante de tudo isso, ousemos nos alegrar na esperança; praticar a paciência nos dias maus e colocar diariamente nossa vida no altar da graça, cientes de que Deus haverá de conceder-nos força, ânimo e coragem para viver! 
Amém!

Aloísio Bacelar